Onde realizar exercício físico?

Como já referi anteriormente realizar exercício preserva e pode até aumentar as funções cognitivas. Contudo o local onde o exercício físico é realizado poderá ter um impacto tão importante como o facto de realizar exercício.

O tempo passado em ambientes naturais parece estar associado ao aumento da função cognitiva idêntica ao exercício físico. Portanto, a combinação de exercício físico com exposição a ambiente natural (parques, montanhas, serras) sugere um impacto aditivo na função cerebral quando os dois fatores se combinam.

Uma equipa de investigadores do Canadá decidiu realizar um estudo que por base tinha esta questão: qual seria a interação entre a realização de exercício físico e o ambiente em que o mesmo é realizada na função cognitiva?

Para avaliação da função cognitiva os investigados usaram um electroencefalograma usando uma tarefa oddball and e depois de caminhadas dentro de espaços fechados e dentro de espaços abertos em 30 pessoas com uma media de idade de 21 anos.

Os resultados demonstraram que a amplitude de P300 estava aumentada após uma caminhada de 15 minutos no exterior. Contudo nas caminhadas de 15 minutos realizadas dentro de espaços fechados o P300 não sofreu alterações. O aumento da P300 encontra-se associado a atenção e a memória de trabalho.

Estes resultados indicam que o ambiente poderá ter um papel mais importante no aumento da função cognitiva do que o exercício. Contudo é muito importante refere que se trata de um amostra de pessoais muito pequena, em indivíduos saudáveis e que apenas avaliaram um marcador que foi o P300 que apenas avalia a atenção e memória de trabalho (e não avalia outras funções cognitivas que poderiam estar aumentadas nos doentes que realizam atividade física dentro de casa).

A mensagem importante deste artigo é que é sempre benéfica a realização de exercício. Se puder conjugar a pratica do mesmo em ambientes naturais penso que será mais benéfico não só cognitivamente mas para o bem estar psicológico.

Neste crescente mundo de urbanização, em que o cimento impera e cada vez temos menos espaço para estar com segurança fora de casa, desenvolver politicas que promovam espaços exteriores mais abertos a comunidade e mais fácil utilização são prementes; para além da aposta nos espaços verdes nos vários concelhos deste pais - tudo para que no fim todos possamos realizar exercício dentro e fora de casa e tenhamos hábitos de vida ainda mais saudáveis.

Artigo baseado em: Boere K et al. Exercising is good for the brain but exercising outside is potentially better. Nature Portfolio, 2023

Anterior
Anterior

Sou preguiçoso(a). Como posso começar a fazer exercício?

Próximo
Próximo

Que tipo de Exercício Físico realizar para um Cérebro Saudável